sexta-feira, 15 de junho de 2007


CONCLUSÃO DA EXPERIÊNCIA



Discussão Teórica



O uso da internet por ser um instrumento atual, tem facilitado muito a interação de bate papo virtuais na maioria das vezes entre jovens e adolescentes, mediado pelo computador em conversas informais, e dependendo da necessidade do público a conversa muda de perfil. O diálogo realizado em rede é bastante diferente de uma conversa formal por haver uma preocupação com a oralidade, enquanto no bate-papo essa questão é desconsiderada, no Chat é dado ênfase nas pontuações, na extensão das letras e reticências. O que chamou mais atenção com relação ao Chat, foi à criatividade na escrita.Tudo isso foi percebido quando nos deparamos com a aula prática e podemos observar o que foi visto na teoria, onde foi planejada uma aula virtual e foi observada a maneira em que os alunos interagiam através do Chat.



Objetivos definidos e alcançados



O objetivo foi à conscientização ambiental, portanto selecionamos uns problemas já existentes, tentando solucioná-los. Os objetivos foram alcançados a partir do momento em que os alunos, se sentiram responsáveis em preservar o meio ambiente através da coleta seletiva e com um ato de humanidade plantaram juntos uma muda de pau-brasil.



Pontos positivos



Houve uma socialização a partir do momento em que houve uma reconciliação do grupo através do Chat, por se tornarem inibidos em se posicionarem visualmente.



Pontos negativos



Surgiram muitas dificuldades desde o cadastramento do Chat, de ínicio foi encontrar uma escola disponível para executar o projeto, após a locomoção dos alunos para o Instituto Kennedy. No entanto as soluções foram encontradas para superar as dificuldades com auxílio da professora Liana que surgeriu como opção o Instituto Kennedy para a execução do projeto, e em seguida fizemos o cadastro do Chat com a ajuda da orientadora. Com relação à locomoção dos alunos ao Instituto, uma componente do grupo se ofereceu para conduzi-los no seu próprio veículo fazendo o percurso em várias vezes para enfim realizarmos esse projeto, a qual surtiu muito sucesso.

quinta-feira, 14 de junho de 2007



Este projeto que interagi o Chat com o meio ambiente neste caso, foi muito proveitoso em minha formação, pois pude perceber os ganhos de usar formas inovadoras na sala para formar um ambiente propicio a pesquisa e a formação de conhecimentos de um jeito prazeroso e informal na ajuda ao ensino aprendizado na educação. Por ter sido implantado esse projeto na sala em que leciono, após o fim do projeto ainda vê os benefícios trazidos à sala por o uso dessa forma diferente de aula como interação, censo de grupo, amizades reformadas, e modelação no caráter. Contudo começo a ver a tecnologia como um grande recurso pedagógico na ajuda da formação do cidadão completo. ADRIANO TORRES!!!

quarta-feira, 13 de junho de 2007



o projeto foi muito significativo para mim , pois pude levar conhecimentos sobre: reciclagem, lixo, tempo de decomposição, coleta seletiva entre outros,despertando a conscientização ambiental. Das diversas ferramentas da internet, usou-se o chat , que serviu como excelente recurso de aprendizagem.Contudo, dentre todos as relevâncias desse projeto, a sede de aprender dos educandos,superou todas as minhas expectativas. GISELLE!!!

terça-feira, 12 de junho de 2007



O Projeto Chat foi realizado através da participação dos alunos de escola pública, trazendo para a sua realidade um assunto atual e necessário que é reciclagem do lixo para uma discussão virtual.Muito importante a realização do projeto para uma aprendizagem diferenciada porque através da inovação o aluno desperta um interesse maior pelo o conhecimento. MAURILÉIA!!!

segunda-feira, 11 de junho de 2007



Nossa que bacana que foi trabalhar com estas crianças este projeto que nos ensinou muito,nos fez conhecer mais sobre o meio ambiente e principalmente sobre este mundo de tecnologia que envolve o "chat",valeu a pena todo o trabalho. MAXCILENE!!!

domingo, 10 de junho de 2007



O desenvolvimento desse projeto: "Chat na interação com o meio ambiente" foi muito proveitoso, porém, ficou explícito que há possibilidade contínua de aplicar novos métodos de ensino-aprendizagem, sendo de forma ágil e prática, realizado através dos recursos tecnológicos. UILIANE!!!